O SINDPERS participou, na quarta-feira (27), de reunião por videoconferência com a Comissão de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Na reunião, a administração foi questionada sobre a existência de casos de covid-19 na Instituição e protocolos de prevenção e contenção da disseminação da doença.

A administração informou que houve o registro de um caso positivo na sede da DPE/RS, em um setor administrativo. O coordenador-geral do sindicato, Thomas Vieira, que participou do encontro, relata que “a administração mencionou que o setor estava em regime de escala e que a pessoa estava assintomática no último dia em que foi trabalhar, em 14 de maio. No dia 18 ela foi afastada das atividades e no dia 21 o diagnóstico foi confirmado. A partir do dia seguinte, todos do setor passaram para regime de teletrabalho, segundo a administração”. 

Ainda conforme explicação da administração o andar inteiro foi isolado e higienizado e, antes do retorno das atividades no andar onde se encontra o setor, será realizada uma nova limpeza. Também foi informado que houve contato com as secretarias de saúde estadual e municipal, a fim de conseguir testes para a equipe do setor afetado. Contudo, apenas duas pessoas foram testadas, com resultado negativo. 

Um protocolo de contenção está sendo preparado pela Comissão. As orientações devem contemplar o afastamento de pessoas que tiveram contato com pacientes com diagnóstico de covid-19 confirmado ou que apresentem sintomas da doença. Esses casos serão tratados como “suspeitos” e movidos para regime exclusivamente de teletrabalho. Além disso, os casos confirmados serão colocados em licença saúde. Em todas as hipóteses, os trabalhadores devem ter o acompanhamento da Unidade de Saúde e Bem-Estar. 

A administração ainda foi questionada em relação à carga de processos físicos. O sindicato recebeu a informação de que em algumas sedes está ocorrendo carga desse tipo de processo. A administração informou que não terá protocolo para isso, mas está orientando os defensores a deixarem os processos na quarentena de 5 dias. O SINDPERS irá solicitar que seja estabelecido um protocolo para o tratamento de processos físicos, a fim de uniformizar os procedimentos e garantir as melhores condições de proteção aos servidores em todas as unidades. 

O SINDPERS está realizando uma pesquisa para mapear a situação atual de prevenção ao novo coronavírus no âmbito da DPE/RS e identificar situações que possam colocar os servidores em risco de contágio. A participação de todos é muito importante. O sindicato também se coloca à disposição para orientar e esclarecer quaisquer dúvidas dos colegas em relação à pandemia e ações de prevenção. Além dos canais de atendimento antigos, na semana passada, o SINDPERS inaugurou um novo canal de atendimento e informações pelo Whatsapp. Para enviar dúvidas e receber os informes do sindicato, envie “Oi SINDPERS” para (51) 99711-9345 e salve o nosso número na agenda!