Evento foi o primeiro do tipo em que membros e servidores participaram em conjunto

Nos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Formação e Desenvolivmento de Pessoas do Poder Judiciário do RS (CJUD), Servidoras(es), Defensoras(es) Públicas(os) e Estagiárias(os) participaram do evento de qualificação “Diversidade e Inclusão Social”. Durante os dois dias, as(os) presentes puderam acompanhar diversas palestras, mesas redondas e oficinas que trabalharam questões relacionadas à violência estatal, direitos dos LGBT´s e temas ligados a situação dos negros, pardos e das pessoas com deficiência.Destaque para Servidoras(es)

Conforme o cronograma do evento, ao todo 11 Servidoras(es) tiveram espaço de destaque para expor suas ideias sobre os diversos temas propostos para essa qualificação. A primeira a falar foi a Analista Processual Rute Mello, que dissertou sobre as dificuldades de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. O início do turno da tarde foi dedicado a oficinas, cabendo aos colegas Luiza Griesang (Analista Processual), Letícia Mello (Analista Psicologia), Gabriela Ballardin (Analista Psicologia) e Richard Noble (Técnico Administrativo), junto com a Defensora Pública Regina Bruchez e a Professora de LIBRAS da FADERS, Patrícia da Silva Rodrigues o comando dessas. Após esse período, duas mesas redondas encerraram o dia, com exposições das colegas Bruna Rocha (Analista Enfermagem) e Cristina Schwarz (Analista Psicologia) em cada uma delas.

No segundo dia, as oficinas ficaram sob a responsabilidade dos colegas Simone Cruz (Psicóloga da Ouvidoria), Daniel Caye (Técnico Administrativo), Sandrine Knopp (Técnica Administrativa) e Luana Iserhard (Analista Processual), além da Defensora Pública Angelita Maria Maders e da Estagiária do CRDH, Mariana de Mello Sampaio.

Lançamento da cartilha “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS” e apresentação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI)

Após as falas das autoridades que compunham a mesa de abertura do evento, o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, deu posse e apresentou os membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) que, sob a presidência da Defensora Pública-Assessora da Sub-Administrativa, Melissa Torres Silveira, embora formada basicamente por Servidores, tem por objetivo trabalhar dentro e fora da Defensoria Pública, entre outros, temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência.

Após a posse e apresentação da CPAI, a cartilha “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), foi lançada. Nela estão esclarecimentos e orientações sobre deficiência auditiva, deficiência física, deficiência visual, deficiência intelectual e deficiência múltipla, além de também de incluir sugestões de ações que facilitem o atendimento e o convívio com essas pessoas. Destaque para a equipe editorial dessa cartilha, formada por sete Servidoras(es).

SINDPERS participa do evento

O Coordenador-Geral do sindicato, Thomas Vieira, foi convidado pela organização do evento a sentar-se à mesa de abertura, bem como a fazer uma saudação. Em sua fala, cumprimentou os presentes, a organização e a Administração Superior, destacando a coragem de tratar temas tão sensíveis quanto os que seriam debatidos ao longo da qualificação, considerando a conjuntura atual da sociedade brasileira. Também expôs que eventos como esse mostram que a Defensoria Pública está apontando para um caminho certo no exercício da democracia interna e para a resolução de seus problemas internos.

Nos dois dias, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS (ADPERGS) e o SINDPERS, em parceria, apoiaram o evento, oferecendo os coffee breaks.