O coordenador-geral do Sindpers, Thomas Nicolas Vieira, e diversos servidores da Defensoria Pública do RS acompanharam, na tarde da quarta-feira (14), a sessão pública especial de prestação de contas da instituição e balanço geral das atividades no último período.

Os servidores saudaram a marca histórica apresentada pelo Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt, de 1.037.228 atendimentos, de outubro de 2017 a setembro de 2018, que destacou que “a função essencial da Defensoria Pública é o atendimento à população. Nossa missão é prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que dela necessita. Dentro do sistema de justiça, a DPE/RS destaca-se como uma instituição pública que está próxima da população mais miserável e vulnerável”.

O mandatário da instituição ainda destacou que o índice de crescimento no número de atendimentos chegou a 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme Heerdt, “a elevação do número de atendimentos pode estar associada à crise econômica no país e aos índices de desemprego ou renda informal, que aumentam nosso potencial de atendimento à população, pois nosso principal critério de atendimento é a renda familiar mensal”.

Para o coordenador-geral do Sindpers, é uma grande satisfação para a categoria ser parte dessa engrenagem que assegura atendimento à população mais carente e desassistida. “A finalidade da Defensoria Pública é motivo de grande orgulho para todos nós servidores, que diariamente nos dedicamos em nossa função a fazer essa engrenagem girar e viabilizar acesso à Justiça, redução das desigualdades, justiça social, à uma parcela tão necessitada”, considerou Vieira.

Com informações da Ascom DPERS